CONTROLE DE TRÁFEGO AÉREO

O controle de trafego aéreo vocal bidirecional entre as aeronaves e controladores (torre ou em locais onde é essencial à comunicação, como por exemplo às plataformas marítimas de petróleo), é feita através da faixa de comunicação de 118 a 137 MHz, denominada “COM” VHF (Communications Equipment), que ocupa canais separados de 25 kHz, com modulação AM, proporcionando até 760 canais adjacentes de RF. Obs.: Usualmente utiliza-se a faixa até 136 MHz.

É de extrema importância que o sistema de comunicação proporcione clareza e intensidade suficientes para a comunicação.

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Exemplo de ATIS (Transmissão contínua) em 127,75 MHz – Aeroporto de São Paulo. Clique na figura ao lado para ouvir!
Exemplo de comunicação aproximações/partidas de São Paulo. Clique na figura ao lado para ouvir!
Freqüências “COM” utilizadas em São Paulo em MHz:

Aproximações/Partidas de São Paulo
135,750 - 123,700 - 125,600 - 133,800 - 132,1000 - 123,700
Aproximação: Congonhas: 120,4 / 129,0 Guarulhos: 129,75
Controle de vôos visuais: 129,5 Freqüência livre (interior SP): 130,55
Coordenação de Helicópteros: 127,35 ATIS (Transmissão contínua):127,75

Aeroporto Internacional de Guarulhos
Solo - 121,7 Tráfego - 121,0
Torre : 118,4 - 121,5 - 126,9 - 118,1

Aeroporto de Congonhas
Solo - 121,9 Tráfego - 120,6
Torre - 127,15

Aeroporto Campo de Marte
Solo -121,6 Torre - 118,7
Setor 1 - 119,0 Setor 2 - 119,7 Setor 3 - 120,0 Setor 4 - 120,3
ATIS - 127,6 Emergência - 121,5

Fonte: Flybrasil
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Para suprir essa necessidade, a GOBER ELETRÔNICA em parceria com a IMAGES ELETRÔNICA, desenvolveram a linha de antenas para o controle de tráfego aéreo, dentro dos conceitos regulamentares atualmente aplicáveis no Brasil. Trata-se da série GTA1-02 (2,15 dBi de ganho) e GTA1-05 (5,15 dBi de ganho). O diagrama de radiação horizontal deve ser “omnidirecional” com cobertura de 360°

Modeo GTA1-02


Diagrama Horizontal
Já o ângulo vertical de abertura deve estar entre 30 a 75°, proporcionando uma boa cobertura em relação ao Campo Reativo x Ângulo abaixo do horizonte.
 
Especificações Técnicas das antenas GOBER série GTA1:

Especificações das antenas série GTA1 em PDF
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- As antenas GTA1 estão dentro dos conceitos regulamentares atualmente aplicáveis no Brasil. Consulte-nos.
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CURIOSIDADES

Entenda um pouco mais sobre Sistemas Aeronáuticos e suas freqüências. Trechos extraídos da apresentação do Eng. Marcus Manhaes sobre “Interferências de rádios clandestinas no controle de tráfego aéreo”, a qual poderá ser baixada clicando aqui!

Entenda os sistemas:
- ILS - Instrument Landing System localizer
- VOR - VHF Omnidirectional Radio range
- COM VHF Communications equipment (descrito anteriormente)
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ILS: O Instrument Landing System localizer: Tem a finalidade de guiar aeronaves em procedimento de aproximação e aterrissagem: ângulo de descida e alinhamento com a pista:
Faixa de freqüência entre 108 ~112 MHz: 40 canais disponíveis em 108,10; 108,15; 108,30; 108,35 MHz, etc. a 111,70; 111,75, 111,90 e 111,95 MHz.
A freqüência é fixa por pista/aeroporto.
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VOR - VHF Omnidirectional Radio Range: Proporciona auxílio à navegação, fornecendo a radial da aeronave ( NAV-> rx)
Na faixa de 108~112 MHz, entre as freqüências do ILS: 108,05; 108,20; 108,25; 108,40; 108,45 MHz, etc., a 111,60; 111,65; 111,80 e 111,85 MHz. Na faixa de 112~118 MHz os canais estão separados em intervalos de 50 kHz, da seguinte maneira: 112,00; 112,05 ... 117,95 MHz
O alcance depende da altitude da aeronave, quanto mais alto, mais longe.
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Outras curiosidades em telecomunicações poderão ser vistas no site www.arlindojunior.com.br. Aproveite!
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Portanto, quando escolher uma antena para o controle de tráfego aéreo, faça a escolha certa, optando pela série GTA da GOBER. -

Nota: Para visualizar as especificações, é necessário o programa Acrobat Reader, que poderá ser baixado gratuitamente em:

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Atualização: 11/11/2008