Antena para o Controle do Trafego Aéreo
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O controle do trafego aéreo vocal bidirecional entre as aeronaves e controladores (torre ou em locais onde é essencial à comunicação, como por exemplo às plataformas marítimas de petróleo), é feita através da faixa de comunicação de 118 a 137 MHz, denominada “COM” VHF (Communications Equipment), que ocupa canais separados de 25 kHz, com modulação AM, proporcionando até 760 canais adjacentes de RF. Obs.: Usualmente utiliza-se a faixa até 136 MHz.

É de extrema importância que o sistema de comunicação proporcione clareza e intensidade suficientes para a comunicação.

torre1 Exemplo de ATIS (Transmissão contínua) em 127,75 MHz – Aeroporto de São Paulo. Clique na figura ao lado para ouvir!
ht1 Exemplo de comunicação aproximações/partidas de São Paulo. Clique na figura ao lado para ouvir!

Freqüências “COM” utilizadas em São Paulo em MHz:
radiar
Aproximações/Partidas de São Paulo
135,750 – 123,700 – 125,600 – 133,800 – 132,1000 – 123,700
Aproximação: Congonhas: 120,4 / 129,0 Guarulhos: 129,75
Controle de vôos visuais: 129,5 Freqüência livre (interior SP): 130,55
Coordenação de Helicópteros: 127,35 ATIS (Transmissão contínua):127,75
Aeroporto Internacional de Guarulhos
Solo – 121,7 Tráfego – 121,0
Torre : 118,4 – 121,5 – 126,9 – 118,1

Aeroporto de Congonhas
Solo – 121,9 Tráfego – 120,6
Torre – 127,15

Aeroporto Campo de Marte
Solo -121,6 Torre – 118,7
Setor 1 – 119,0 Setor 2 – 119,7 Setor 3 – 120,0 Setor 4 – 120,3
ATIS – 127,6 Emergência – 121,5

 

Fonte: Flybrasil
Para suprir essa necessidade, a GOBER ELETRÔNICA em parceria com a IMAGES ELETRÔNICA, desenvolveram a linha de antenas para o controle de tráfego aéreo, dentro dos conceitos regulamentares atualmente aplicáveis no Brasil. Trata-se da série GTA1-02 (2,15 dBi de ganho) e GTA1-05 (5,15 dBi de ganho). O diagrama de radiação horizontal deve ser “omnidirecional” com cobertura de 360°.
gta_sky
Modeo GTA1-02 

 

diag_gta_h
Diagrama HorizontalJá o ângulo vertical de abertura deve estar entre 30 a 75°, proporcionando uma boa cobertura em relação ao Campo Reativo x Ângulo abaixo do horizonte.

 

1elemento 2elementos

 

Especificações Técnicas das antenas GOBER série GTA1:
specs_gta
Especificações das antenas série GTA1 em PDF
pdf2
anatel
As antenas GTA1 estão dentro dos conceitos regulamentares atualmente aplicáveis no Brasil. Consulte-nos.
 

Entenda os sistemas:
– ILS – Instrument Landing System localizer
– VOR – VHF Omnidirectional Radio range
– COM VHF Communications equipment (descrito anteriormente)
ILS: O Instrument Landing System localizer: Tem a finalidade de guiar aeronaves em procedimento de aproximação e aterrissagem: ângulo de descida e alinhamento com a pista:

ils1Faixa de freqüência entre 108 ~112 MHz: 40 canais disponíveis em 108,10; 108,15; 108,30; 108,35 MHz, etc. a 111,70; 111,75, 111,90 e 111,95 MHz.
A freqüência é fixa por pista/aeroporto.VOR – VHF Omnidirectional Radio Range: Proporciona auxílio à navegação, fornecendo a radial da aeronave ( NAV-> rx)

vor1Na faixa de 108~112 MHz, entre as freqüências do ILS: 108,05; 108,20; 108,25; 108,40; 108,45 MHz, etc., a 111,60; 111,65; 111,80 e 111,85 MHz. Na faixa de 112~118 MHz os canais estão separados em intervalos de 50 kHz, da seguinte maneira: 112,00; 112,05 … 117,95 MHz

O alcance depende da altitude da aeronave, quanto mais alto, mais longe.